Festival da Cultura Coreana 2018

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto a cidade de São Paulo receberá o Festival da Cultura Coreana 2018 (12° edição), evento que faz parte das comemorações ao Dia da Coreia, data que faz parte do Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo e é celebrado anualmente no dia 15 de agosto, o mesmo dia de um dos feriados mais importantes da Coreia: o “Dia da Independência”. Em coreano, 광복절 (Gwangbokjeol), que significa “Restauração da Luz do Dia”. Este nome foi dado devido ao fim da escuridão do controle estrangeiro sobre a península coreana, em 1945.

O Festival da Cultura Coreana é um lindo evento com entrada gratuita e organizado pela Associação Brasileira dos Coreanos (entidade oficial e representativa da comunidade coreana). O evento conta com muitas atrações para o público.

Serão shows de grupos vindos da Coreia, apresentações de Taekwondo, dança tradicional coreana, grupos de canto e percussão tradicional coreana, exposições e oficinas de arte, roupas e jogos típicos, atividades culturais, grupos covers de K-pop, concursos e muita comida típica coreana na Praça Coronel Fernando Prestes no bairro do Bom Retiro, que certamente é o pedaço mais multicultural da cidade !

A festividade coincide com o 55° ano do início oficial da imigração coreana no Brasil, onde atualmente cerca de 50.000 imigrantes e descendentes vivem em harmonia com os demais povos que fazem parte do Brasil, tornando-se assim um país lindo e multicultural. Boa parte da comunidade coreana vive ou trabalha no bairro do Bom Retiro, misturada em harmonia com portugueses, judeus, italianos, bolivianos e tantos outros povos que ali se estabeleceram.

Hoje, a cultura coreana está bastante difundida no Brasil, onde novelas (K-dramas) e a música pop (K-pop), elementos que fazem parte da “Onda Hallyu” (cultura coreana em geral), são bastante apreciados. Este fenômeno fez com que muitos brasileiros procurassem escolas de língua coreana ou até mesmo cursos de graduação e pós-graduação na Coreia, onde passaram mais de 1.000 estudantes universitários em intercâmbio internacional.

Além do já conhecido pólo de moda feminina, o bairro do Bom Retiro abriga dezenas de restaurantes, cafeterias, lojas de produtos coreanos e mercearias que atraem cada vez mais interessados na cultura coreana, fazendo dele um pedacinho da Coreia no Brasil.

작년에 이어 두 번째 문화축제를 맡게 되었습니다. 금년에는 12번째 문화행사로 이름도 "한국의 날 문화 축제"라 하였습니다.

해를 거듭할 수록 명실공히 브라질 속에 한국을 대신하는 교포사회의 최대 문화축제로 교민 2세와 브라질 사회에 정체성과 문화 전파의 한 몫을 하며 행사 내용도 수준 높게 발전하고 있습니다. 이제라도 문화축제 공식 홈페이지가 만들어진데 대해 많은 기대를 하며, 모든 행사의 기록이나 진행 내용을 한 눈에 볼 수 있게 되었습니다. 모두가 참여하고 공유하여 나날이 발전하고 후세에 물려줄 수 있는 문화 축제가 되도록 우리 모두가 한마음이 되어야 합니다.


매년 정기 행사로 치러지는 한국의 날 문화축제를 좀 더 발전시키고 체계적으로 운영 할 수 있는 방안으로 별도의 재단을 만들어 지속성 있게 발전시켜 나아가야 한다고 봅니다.

교민 여러분들의 많은 협조와 참여를 부탁드리며, 2018년 한국의 날 문화축제가 성공리에 마치도록 우리 모두가 힘을 모아 주시기 바랍니다.

2018년 한국의 날 문화축제

위원장 손시종

FESTIVAL DA CULTURA COREANA 2018

Dias 10 , 11 e 12 de agosto
Horário: das 10h às 22h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes - Bairro Bom Retiro - São Paulo
Próximo ao metrô Tiradentes
Entrada Franca